Frango assado com limão

É só um frango assado. Mas que frango!

Esta receita, uma das mais famosas de Marcella Hazan, pede só um pouquinho de atenção por parte do cozinheiro: compre os limões certos! Não façam como eu, que comprei os maiores limões que vi no mercado, sem pensar onde teria de usá-los, e acabei usando apenas um (e quase nenhum, porque o danado era grande mesmo), meio frustrada, porque o outro não cabia… Tirando o tamanho do limão, a chance de se errar neste frango assado é praticamente zero. Pode acreditar.

IMG_5349

Ele não leva nada de recheio, farofa ou marinada: o frango descongelado é lavado, seco, salpicado de sal e pimenta-do-reino e preenchido com limões furados com agulha para que soltem seu sumo no interior do assado. Está tudo nas mãos do próprio frango e do forno, que deve ser mantido em temperatura média boa parte do tempo. Uma ave em torno de 2 kg deve ficar pronta em 1 hora e meia, e sai do quentinho direto para a mesa, suculenta e úmida. O limão dá aroma à carne, que merece companhia à altura (uma boa salada de maionese, arroz ou polenta, que foi o que fiz).

IMG_5365

Como assar frango exige plateia, invadi a cozinha da Janaina Fidalgo para um jantar-quase-banquete e chamei as jornalistas amigonas Hanny Guimarães, Cintia Bertolino e a nutricionista Neide Rigo (do blog Come-se). O frango caipira foi presente da Ana Carol – ausência sentida! Desta vez, as explicações da receita como estão no livro Fundamentos… foram certeiras.

IMG_5436 - ok

FRANGO ASSADO COM LIMÃO
(serve 5 pessoas)

Um frango com peso de 1,8 kg
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora
2 limões pequenos (que caibam na cavidade do frango)

1 Pré-aqueça o forno a 180°C.

2 Lave o frango em água fria por dentro e por fora. Remova todos os pedacinhos de gordura que fiquem presos a ele. Deixe a ave descansar por 10 minutos numa travessa inclinada para eliminar toda a água. Enxugue-a com papel-toalha ou pano de prato limpo.

3 Polvilhe o frango com uma boa quantidade de sal e pimenta-do-reino, esfregando os temperos por toda a ave, dentro e fora dela.

4 Lave os limões em água fria e enxugue-os bem. Amasse-os com a palma da mão para amolecerem. Com garfo, palito ou agulha, perfure cada um em muitos lugares.

5 Coloque os limões na cavidade do frango. Feche a abertura com agulha e linha, ou com palitos de dente. Amarre uma perna da ave à outra com um barbante, deixando-as em sua posição natural, sem forçar (o barbante serve apenas para impedir que as pernas se separem e rachem a pele).

6 Coloque o frango em uma assadeira. Não adicione óleo o gordura. Coloque-a na grade superior do forno preaquecido. Depois de meia hora, vire o frango e asse por mais 30 minutos, regando de vez em quando com o próprio caldo do assado. Depois desse tempo, aumente a temperatura do forno para 200°C e asse por outros 20 minutos, até que ele fique dourado. Sirva o frango com os limões no interior.

Dificuldade: fácil
Precisa de quê? forno
Tempo:  1h30

Advertisements

2 thoughts on “Frango assado com limão

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s