Zabaglione

Questo si mantiene  l’huomo  senza mangiare per un giorno” (isso vai manter um homem de pé um dia inteiro, sem que ele precise se alimentar).

Lá atrás, nos séculos 16 e 17, este creme de gemas e açúcar, aromatizado com vinho Marsala seco e servido morno, podia levar manteiga, canela, pistaches, águas aromatizadas e outros tipos de vinho doce, como Vinsanto, Moscato, Madeira, Jerez ou vinho do Porto. Uma mistura calórica bombástica – o dito acima, a respeito de zabaglione, foi encontrado num livro de receitas de 1694 – e renascentista, um pouco de Arábia, um pouco de Itália e um pouco de Ásia na mesa italiana. Assim era o zabaglione de então.

zab3

Hoje, zabaglione está por todo o lugar, é até sabor de sorvete. O creme, na maioria das vezes serve de acompanhamento para frutas e pães no final da refeição. No Fundamentos…, Marcella descreve também uma variação de zabaglione servida gelada, feita com vinho tinto (ela recomenda usar Barolo). As duas versões são facílimas de fazer e muito gostosas.

IMG_5440

ZABAGLIONE

(serve 4 porções)

4 gemas
1/4 de xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de vinho Marsala seco

1 Numa panelinha ou bowl pequeno (que possa caber num banho-maria sem contato com a água quente) e com um batedor de arame ou garfo, bata bem as gemas com o açúcar cristal, até que elas fiquem esbranquiçadas.

2 Leve à panelinha com as gemas batidas ao banho-maria. Verta o vinho Marsala e misture bem. Não deixe a água ferver; mantenha-a quente e continue batendo. No começo, o creme ficará mais líquido; depois, ganhará leve textura. Deixe cozinhar, sem engrossar demais; o ponto ideal é quando ele já não cair da colher ou do batedor. O processo deve durar de 12 a 18 minutos.

3 Sirva quente com frutas picadas. Mangas, morangos e outras frutas vermelhas, biscoitos embebidos em leite são bons parceiros.

* para a versão com vinho tinto, a receita é a mesma. Use um bom vinho seco, de mesa. Ao final, leve o creme levemente engrossado à geladeira por, no mínimo, 1 hora. Sirva com chocolate, frutas ou biscoitos e até queijos amarelos. 

Dificuldade: fácil
Precisa de quê? fogão
Tempo:  25 min

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s