Bife de braciole com recheio de queijo e presunto

Imagine dois pedaços de carne, um sobre o outro, com recheio de queijo e presunto. Um sanduíche em que a carne faz o trabalho do pão. Você olha para aquilo e sabe que é demais: não precisava essa gostosura toda para saciar a fome, e com menos do que isso ficaria bem feliz.

IMG_5467

Os braciole (plural de braciola) recheados da Marcella são mesmo extravagantes. Nem enrolados e cozidos eles são, não tem nada de bife a rolê. Estes são empanados, fritos – fico cada vez mais surpresa com a quantidade de fritura no livro – e mantêm o formato de bife. Conservam o nome de braciole porque são feitos do mesmo tipo de carne – coxão duro ou mole, sem gordura, batidas até ficarem bem finas e maleáveis.

Mas o prato exige montagem – os bifes precisam ter o mesmo tamanho para serem “empilhados” e formarem os sanduíches – e outros ingredientes de preço salgado. São eles o prosciutto (presunto) italiano e o queijo fontina, um tipo de queijo de leite cru de vaca fabricado no Vale d’Aosta, região alpina da Itália quase fronteira com a Suíça. O legítimo fontina, de gosto que sabe a nozes, bom de derreter sobre carnes e de fazer fonduta (fondue), quase nunca chega aos mercados daqui e é raro até entre os italianos. O que costuma chegar são queijos TIPO fontina feitos na Argentina; procurei exemplares fabricados no Brasil, sem sucesso. Usei o argentino e gostei (aviso que é um dos queijos mais caros que conheço, e naturalmente é possível trocá-lo por qualquer outro queijo de fatiar para fazer a receita, já que a ideia é que ele derreta).

IMG_5474

Em termos de sabor, pouca coisa pode dar errado nesse bife empanado, tudo é gostoso. Talvez você erre a mão no sal ou na pimenta, ou que o bife não fique na espessura correta e que não tenha o mesmo tamanho do seu par (ou que saiam com formato mais triangular que retangular, como os aí de cima), ou que o fontina derreta durante a fritura e escape um pouco… De minha parte, admito que errei feio no farelo de pão: esmigalhei sem muito critério e o resultado ficou grosseiro, meio indigno de tirar foto (blé, é comida, claro que dá pra mostrar!). Nada disso importa: o resultado será sempre saboroso.

ADENDO: a receita lembra muito o famoso bife à Cordon Bleu. E daí vem a pergunta: esta receita é ou não é tradicional? Deixo a resposta a cargo dos universitários.

BIFE DE BRACIOLE RECHEADO
(serve 6 pessoas)

550 g de bifes de coxão mole (ou coxão duro) cortados o mais fino possível
sal e pimenta -do-reino a gosto
4 fatias bem finas de queijo fontina
4 fatias bem finas de prosciutto ou presunto cozido não defumado
2 ovos
1 pitada de noz-moscada
azeite para fritar*
2 xícaras de farinha de trigo, espalhadas num prato
farelo de pão sem tempero, espalhado num prato
*nos ingredientes, Marcella pede óleo, mas no modo de preparo ela fala em azeite. Ambos podem ser usados.

1 Com um martelinho de carne, bata bem cada bife para amaciar e afinar. Faça pares com os bifes, mantendo o mesmo tamanho entre eles (se for preciso, apare os cantos para fazer coincidir).

2 Salgue e tempere cada bife a gosto com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Coloque uma fatia de queijo fontina e uma de prosciutto sobre um dos bifes, de modo que não escapem para fora (dobre as fatias, se quiser). Coloque outro bife por cima, como se fosse um sanduíche.

3 Bata os ovos com um garfo, em um prato, para empanar. Primeiro, passe os pares de bife por farinha de trigo. Depois, besunte com o ovo batido. Em seguida, empane em farelo de pão.

4 Aqueça óleo em uma frigideira larga. Quando estiver bem quente – faça o teste, colocando um pouco de farinha ou farelo de pão no óleo; se borbulhar, está na temperatura correta – , frite os bifes, virando durante o processo para dourar nos dois lados. Escorra-os em papel-toalha (ou numa peneira de fritura) e sirva quente, de preferência numa travessa aquecida.

IMG_5479

Dificuldade: fácil
Precisa de quê? fogão
Tempo:  50 min

Advertisements

2 thoughts on “Bife de braciole com recheio de queijo e presunto

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s