Tomates recheados com camarão

Por serem fáceis, algumas das receitas de pegada mais vegetariana do Fundamentos… não devem vir parar no blog. Estou sendo injusta com o reino vegetal? Não; na realidade, tenho cozinhado (e comido) muito mais legume do que qualquer alimento de origem animal, e a versatilidade dos produtos da terra é evidente na cozinha italiana defendida pela obra de Marcella Hazan. A abobrinha, o tomate e a berinjela são alimentos completos e ocupam muitas páginas do livro. É que o repertório mostrado ali merece mais explicação sobre o ingrediente em si do que sobre o preparo.

tomate 1

Quando comprar, o que comprar e como preparar hortifrútis são um conteúdo muito explorado nos livros de receita modernos (e nos antigos também, mas não em todos). É muito nova – e controversa – a ideia de que há cenoura e alface o ano inteiro; antigamente não era assim. Respeitava-se a época para plantar, comia-se o que havia no mercado.

De todos os legumes, pimentões e tomates são os mais manipulados. Demoram a estragar na prateleira e produzem mais no campo, embora hoje a gente tenha à disposição pouquíssimas variedades destes frutos no mercado (agricultores preferem focar nos tipos comuns e comercialmente mais vantajosos), isso sem falar no tipo de agricultura praticada, no uso de pesticidas e outras substâncias que controlam as pragas e danificam a planta. Apesar de tudo, o tomate é o rei entre os frutos.

Nesta entrada refrescante (houve inverno este ano?) e com cara de anos 70, Marcella preenche tomates maduros com uma pasta de camarão (Fundamentos… tem outra receita com atum) e maionese caseira. Não é veggie, não, e nem é uma receita propriamente – é mais um preparo que envolve um passo elaborado (fazer o recheio), sem levar o tomate ao forno. Os sabores, entretanto, se completam na boca. O tomate italiano se presta melhor ao corte e a ser recheado: maduro, ainda estará íntegro para ser mordido.

maionese 1

TOMATES RECHEADOS COM CAMARÃO
(serve 6 pessoas)

6 tomates grandes e maduros
350 g de camarões pequenos (podem ser congelados e sem casca, retirados do congelador 1 hora antes)
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
sal a gosto
150 g de maionese caseira (receita aqui)
1 colher (sopa) de alcaparras (de molho na água, enxaguadas ou escorridas, se estiverem em salmoura, ou só escorridas quando em conserva de vinagre)
1 colher (chá) de mostarda inglesa ou de Dijon
salsa a gosto

1 Corte e elimine as partes de cima dos tomates. Com uma colher, retire do interior dos tomates as sementes e parte das paredes internas para recheá-los depois. Polvilhe os tomates com um pouco de sal e vire-os com a boca para baixo, para escorrer o líquido.

2 Enxágue os camarões em água fria. Encha uma panela com dois litros de água, adicione o vinagre, sal e leve para ferver. Quando o líquido começar a borbulhar, acrescente os camarões e deixe-os cozinhar por 2 minutos, até que subam à superfície. Retire-os da panela, escorra-os, retire as cascas e limpe-os (caso tenham sido usados os frescos).

3 Com os camarões mornos, pique-os (reserve algumas unidades para enfeitar) e misture à maionese, à alcaparra e à mostarda.

4 Vire os tomates e preencha-os com o recheio de camarão e maionese (para ficarem mais firmes na travessa de servir, corte uma pequena tampa na parte de baixo deles). Decore cada tomate recheado com camarões inteiros e folhas de salsa.

Dificuldade: fácil
Precisa de quê? liquidificador (caso faça a maionese) e fogão
Tempo: 40 min

tomate 3

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s